sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uma vez bairrista... Sempre bairrista!

Eu vivi cerca de 22 anos no Bairro Zambujal, um bairro social criado há mais de 30. Os meus pais tiveram direito a casa por terem uma "barraca" (ponho entre aspa porque a minha mãe diz que a casa era de tilojo eh eh) perto do Parque de Campismo do Monsanto a antiga Estrada da Circunvalação; como aquilo foi tudo a baixo tiveram de realojar as familias.
Primeiro estiveram provisórios (7/8 anos!!!) na Reboleira quase ao lado de onde moro agora (há coisas...) depois foram rumo ao Bairro Zambujal, levando-me já com 5 aninhos e o meu mano com 9. Sinto que nasci lá: fiz toda a minha infância, adoloscência, descobri o primeiro beijo, chorei o primeiro amor, tive as melhores amigas, enfim foi sempre o meu mundo!
A verdade, verdade... é que poucos ou nenhum mesmo, dos meus "antigos" amigos gosta ou gostou de lá morar, mas eu além de ter sempre gostado tenho SAUDADES do meu bairro!!!!
Fui sempre muito feliz, não tive problemas como muitos se calhar tiveram, mas também nunca olhei de cima para os outros que lá moravam, e muita gentinha, sim gentinha, só porque tinham mais uns trocos no bolsos ou menos ranho no focinho achavam-se logo melhores e superiores!!!Parvalhões!!

No Zambujal sinto-me em casa, e apesar de não viver já lá há 4 anos parece que nunca sai do bairro. Quando lá estou que a minha mãe precisa de alguma coisa da rua eu apronto-me logo para ir porque gosto mesmo de andar por aquelas ruas e ir dizendo "Olá, Boa Tarde", "Então 'tás boa?"...e ir à padeira, ao Augusto, parar a conversar com uma antiga cliente do Cabeleireiro da Gracinha, enfim; é que até o meu 1º trabalho a sério foi no bairro!!Ainda hoje fui à Farmácia (a de sempre), fui depois ao chinês e no regresso fui ao pão e ainda falei com a Lúcia à porta do Augusto e pensei... "fogo não sei porquê, mas gosto mesmo desta voltinha"

O engraçado é que o meu irmão, criado como eu no mesmo bairro, na mesma casa... não tem ligação ao sitio nem sequer é barraqueiro ou bairrista como eu!!!!
Tenho alma de bairrista é verdade e gosto de uma bela algazarra e gritaria o que hei-de fazer, e vá se puder haver ciganagem à mistura, oh pá então é que a festa está complecta!!!

Sou assim

Uma vez bairrista SEMPRE bairrista!!

1 comentário:

Carmen disse...

ai cigana dum raio! é que és mesmo!

muito BOM :)

beijo

sister