sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Recordações...
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Choro-te meu amigo...
10 de Janeiro de 2009... perdi um amigo, cofidente, mentor... perdi o Meu Professor Rodrigues da Silva!!!
É com o coração desfeito e em lágimas que deixo esta mensagem em jeito de desabafo...
O Zé Manel (como o tratava quando lhe escrevia), foi uma das pessoas mais importantes na minha vida, no meu pensar e na minha formação como ser humano.
Ele fez-me ver sempre mais além, fez-me procurar onde ninguém encontra; vez-me pensar, agir; fez-me crescer e deixou-me fazê-lo mesmo cometendo erros...mostrou-me o poder da escrita e o poder que temos em nós e que podemos ter nos outros... e no fim sentiu orgulho na menina que conheceu e na mulher que mais tarde encontrou em cada carta que trocámos!!! E eu? Sinto-me honrada por ter podido ser amiga deste grande homem!
Saudades meu amigo Zé Manel
Foto: Junho /96 (Jantar fim de ano da Turma 10º15)
domingo, 25 de janeiro de 2009
Sem palavras...
Este número, que vos deixo, neste espectáculo é o último e é a loucura total entre público e artistas... só vos digo ufffffa!!
este video já é antigo, algums membros já não são os mesmos e agora ainda estão melhor!!
Eu já os tinha visto há 5 anos e agora ainda estão mais espectaculares... acaba e nós ficamos "o quê? JÁ?!" queremos mais e mais e mais eh eh!!
Vão ver... são capaz é de estarem cansados só de asssitir os pulos, a força daquela gente ... quase 2 horas sem parar é de loucos!!Eu vim LOUCA aquilo é mesmo brutal... :)
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
101 Anos
O meu Bisavô Zé Barbas
Hoje se fosse vivo o meu bisavô fazia 101 anos. Nasceu a 19 de Janeiro de 1908 na Paraduça, Moimenta da Beira.
Lembro-me muito bem dele; gostava muito de tocar acordeão e lembro-me dele estar sentado á mesa e a fazer música com os dedos em cima do tampo. Eu era miúda e ficava com os meus bisavós (ele e a minha bisavó Gracinda) depois da escola e dormia a sesta no meio deles, deitada naquele travesseiro enorme que ia duma ponta á outra da cama, e era tão fixe. Nisso fui uma felizarda, tive o previlégio de os conhecer e viver ainda bastante tempo com eles e foi muito bom.
Por isso não podia deixar de fazer aqui homenagem ao meu Bisavô Zé Barbas; alcunha que herdou do pai, que tinha barbas muito grandes, e por incrivel que pareça o filho nunca as teve eh eh!
sábado, 17 de janeiro de 2009
As marcas que nos deixam
Uma música, por exemplo, tem o poder de me levar a sitios, sentir cheiros e quase o toque, que o meu corpo já sentiu, e a minha lembrança guarda imagens que eu não esqueço mesmo que passem mil anos, e para mim é o que o ser humano tem de fabuloso...
Afinal temos um lugar só nosso, onde só nós entramos, sentimos,viajamos, cheiramos... é tão bom ter esse recanto onde eu estou, e revivo as minhas experiências, as que não posso viver novamente ou aquelas que posso viver só em segredo e onde as guardo muito secretamente; sim porque a lembrança é mesmo o único sitio onde ninguém pode espreitar e ficar a saber o que não queremos!!!
E vivo o filme vezes sem conta, e sinto o mesmo cheiro, o mesmo beijo quente, o corpo suado, as mãos trémulas, e oiço as mesmas palavras sussuradas, as mesmas promessas escondidas em cada adeus, mas não sofro com essa recordação, não anseio desesperadamente esses momentos... não! Vivo-os com um sorriso maroto nos lábios, fecho os meus olhos e deixo-me levar, deixo-me perder e encontar em mim mesma e fico calmamente á espera por mais experiências para as guardar neste meu esconderijo...
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
sozinha em mim
estou só
nem eu estou comigo
o meu corpo é só corpo
estou simplesmente
sozinha em mim
sem ninguém, sem alma, sem luz
o silêncio incomada-me
a imensidão assusta-me
e o caminho não se faz sozinho
não quero fugir
nem gritar, nem espernear, nem fingir
quero estar, ouvir, sentir
quero estar atenta
quero estar inerente (a mim)
não quero mais a inércia
quero a vida, a alegria, a harmonia
de mim... comigo
mas estou só
nem eu estou comigo
e o meu corpo é só corpo!!!
sábado, 10 de janeiro de 2009
Estou Rendida
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
As delicias do "Meu querido diário" e a descoberta do ano 1999!!
Como eu sou uma menina já com alguma idade, não muita mas alguma, e ainda sou do tempo ( já nem a minha avó usa este termo eh eh) de não haver as modernices da internet em Portugal, quando queria desabafar com o meu mundo, escrevia num diário; hábito que guardo até aos dias de hoje. Esta imagem é do meu 1º Diário e já tem 19 aninhos. Escrevo em diário desde 1990 quando me foi oferecido o primeiro nos meus 11 anos, e desde aí nunca deixei de ter, aliás não me consigo ver sem um; já vou no sexto.
E é engraçado uma coisa... até a porcaria de um diário se deixou de fazer igual... o meu 1º diário, que tem os anos que tem, cada vez que o abro continua com o mesmo cheirinho,sim porque o meu diário era mesmo de menina, menina... com muito cheirinho e por incrivel que pareça ainda hoje cheira, e cada vez que o abro sinto-me a mesma menina de 11 anos, que escondia muito bem a chave do diário para a mãe não ler que "hoje dei um beijo ao Pedro" ou " Hoje estive á tarde na rua com o Carlos" ou mais tarde " hoje dei um bafo num cigarro no corredor da escola" enfim estas pequenas coisas nossas e do nosso crescimento.
Com o passar dos anos os diários foram deixando de ter cheirinho, deixaram de ter chave escondida e passaram a ser mais interesantes... porque será!!!?
E sim... o meu também tinha nome claro e começava sempre da mesma maneira... Inicialmente era só "Olá" depois passou por "Querida Patucha" e hoje em dia não tem outra vaz nome.
Mas é giro pegar num qualquer "livro" destes e ler a minha própria história, os meus medos, desejos, tristezas e a evolução que fui tendo ao longo da vida...
Foi nisto tudo que pensei ontem quando me lembrei de ir ver o que se passava há 10 anos atrás quando peguei no meu 4º diário!
«Pois é, chegamos a '99! Nem acredito que já estamos tão perto do próximo Milnénio. Agora é que se agita»
Foram estas a minhas primeiras palavavras escritas há 10 anos...
E em baixo deixo alguns acontecimentos desse ano:
- Namorava há 1 ano e meio com o Paulo que fez tropa em Matosinhos, e por isso sofri muito, muito de saudades
- Trabalhava há uns meses no Cabeleireiro da Gracinha, onde já começava a esticar um cabelo sózinha mas estava muito confusa quanto á profissão
- Tinha ciúmes do meu mano por causa da minha ex-plicadora de inglês e futura cunhadinha (meu Deus)
- Os meus Manos casaram eh eh a 19 de Junho
- «Fiz os derradeiros 20 anos» mas não muito festejados, estava triste com as minhas amigas no geral, não me sentia compreendida
A minha conclusão desse ano não foi muito efusiva:
Acho que foi aqui que comecei a ser adulta e a perder o espírito da adolescência, que não sei como, agora parece que voltou, mais comedido mas parece cá estar, ou seja estou mais alegre que em 1999 e mais tola, mais leve, sem medo e muito mais confiante em mim... estou a entrar nos 30 deve ser disso eh eh!!!
Próximo capítulo: prometo que vou procurar a dita passagem de ano no Bairro, 5 years a go tá!?
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Maravilhas do Desporto
Eu adoro desporto, e há dois que me deixam simplesmente dah!!! É a Ginática e a Patinagem Artística no Gelo. Hoje estive a ver parte do Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática e fiquei maluca! Aqueles gajos passam-se! Deixo-vos aqui só um bocadinho... o grupo (ou quarteto) chinês, e vejam bem no começo o puto a voar...
E na Patinagem deixo-vos o Par de Dança francês, Campeão da Europa desta Época; Isabelle e Olivier
Categoria: Dança Original
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
Mais um Natal. mais uma passagem d´ano e 2009 já cá está !!!
Estas duas últimas semanas de Dezembro são sempre difíceis; é comer até não haver amanhã, é beber, é não fazer nada... é a maluqueira das compras, enfim a loucura dos últimos dias do ano, que neste momento já é passado, e o novo está aí fresquinho e molhadinho eh eh
Como de costume o Natal foi pachorrento, muita comida, familia, gritaria, risota, enfim o normal... Quem me conhece sabe que feriado, fim-de-semana, etc, eu adoro ficar vegetar no meu sofá, não fazer nada, não pensar; respirar e pouco mais, por isso foi a custo que depois de almoço de Natal me arrancaram de casa; mas tenho de vos dizer: ainda bem que me tiraram pq para meu espanto tive um fim de tarde fabuloso; simples mas fabuloso!
Fomos até á Praia de Sto Amaro, com um fim de tarde exelente, uma cor de céu, de mar...
Estive com a minha Sister, sentada nas rochas a visitar algumas riquezas da natureza, e pensei, senti, que gostei mesmo de estar ali com ela, gostei de estar simplesmente ali, naquele momento, a não fazer nada!! E claro que tive de ouvir « Vês, também estiveste sem fazer nada, a vegetar como dizes, mas foi muito melhor ou não foi. Estar perto do mar é sempre bom»! Tive de concordar né!!
Mas atenção... não estivemos só sem fazer nada... não senhora!!!
Estão a ver estas gaivostas? Sabem lá o que se "discutiu" sobre este fenómeno da Ribeira da Lage (mais uma coisinha que aprendi nessa tarde: a existência da Ribeira da Lage), e sobre a Rampa de Lançamento das gaivotas eh eh
Todo o tempo que estivemos ali sentadas á frente deste "pontão" foi um vai e vem de gaivotas loucas, e eu disse para a Cármen que aquilo só podia ser uma Rampa de Lançamento para elas. Parecia que se estavam ali a encontar á mesma hora para alguma coisa... para mim iam fazer um voo colectivo não acham?
Estúpido sabem o que foi?
ISTO!!!
Sim elas desapareceram!!!! Depois de tanta especulação e espera pela decisão das criaturas... perdemos o grande desfecho..."atão" não é que nos distraimos uns segundos a olhar para a máquina de filmar e pumba quando olhamos para cima... vimos esta parvoíce... voaram e não nos avisaram!!! É muito injusto!!! Vou continuar com a teoria da Rampa de Lançamento e do voo colectivo de Natal. Agora só para o ano... !É mt estúpido!
Mas foi um fim de tarde mt fixe mesmo!!
A Passagem de Ano foi no Bairro e com o fogo de artífcio especial... o tiroteio natural do fim de ano patrocinado por todo o armamento do Zambujal!!!
Uma coisa especial que fiz ontem foi fazer uma visita surpresa a uma miúda que durante muitos anos foi a minha irmã, amiga, companheira... estava na rua com um dos meus GRANDES amigos, olhamos um para o outro e decidimos e vê-la. Enquanto subi as escadas do prédio, que já não as subia há uns 7 anos, parecia que estava a subir ao meu passado, parecia que estava mesmo numa máquina do tempo, foi um pouco estranho, até tinha o meu coração acelarado... Ela ficou mesmo surpresa e foi um momento (...)
Posto isto o fim de 2008 trouxe-me sensações boas, coisas simples que se tornaram em momentos muito bonitos e que eu vou guardar sempre!!!!
2009... espero o mesmo de ti tá!!
Fotos
Praia Sto Amaro de Oeiras
By me